ALGUNS RELATOS DE PERSEGUIÇÃO NO SIRI LANKA

CRIANÇAS DE UM ALBERGUE CRISTÃO FORAM ENVENENADAS

SRI LANKA (49º) - Evidências apontam para um envenenamento coletivo em um albergue para meninos administrado pela congregação De La Salle, em Mannar, Sri Lanka. Os membros da congregação afirmam que o ato provavelmente teve como objetivo despertar as tensões contra a igreja.

Cerca de 60 meninos foram hospitalizados, no dia 29 de abril, ao adoecer durante as reuniões de oração vespertinas, que acontecem logo após o almoço no albergue.

"Algum tipo de veneno foi adicionado aos condimentos ou à comida, depois que ela foi preparada", afirma Sebamalai Santhiago, que é encarregado do albergue e reitor assistente do colégio Saint Xavier, onde os meninos estudam.

As primeiras investigações comprovaram que alguém entrou no albergue e envenenou a comida propositalmente. A polícia fechou o abrigo e outros testes estão sendo realizados na cozinha. Um  dos motoivos para o incidente podem ter sido as disputas entre a igreja e os oficiais do Estado.

O albergue foi fundado em 1951 e o incidente chocou os moradores da região. Mais de 80 meninos (de 13 a 18 anos) frequentam o albergue.

Até o momento ninguém foi preso pelo incidente.

O crescimento da Igreja tem suscitado reações das comunidades budistas e hindus. Para conter sua expansão, foram introduzidas leis que fazem das conversões um crime punido por lei.

Em consequência, a propaganda anticristã tem aumentado substancialmente na mídia, acompanhada de acusações contra igrejas, exigências de restrições mais severas e, em casos mais extremos, do incêndio criminoso de templos cristãos. Eles são realizados por extremistas budistas, inspirados por relatos de conversões forçadas de budistas ao cristianismo.

Desde 2004 circula uma proposta de lei "anticonversão" criada pelo partido Jathika Hela Urumaya (JHU). Tal lei tornaria crime conversões realizadas de maneira antiética. A lei já foi revisada duas vezes e foi enviada ao Parlamento para nova aprovação.

Em fevereiro de 2008, o pastor protestante Neil Samson, 37 anos, foi assassinado em Ampara. Ele foi baleado por dois homens que estavam em uma motocicleta. Sua esposa, Shiromi, de 31 anos, estava presente e ficou seriamente ferida. O pastor recebeu um tiro no tórax, e sua esposa, no estômago. Seu filho, que também presenciou a situação, entrou em estado de choque.

Para o prelado anglicano, é provável que a morte esteja relacionada com as tensões sectárias que aumentaram em Ampara, assim como pelo trabalho missionário do casal. O pastor Neil trabalhava há anos na Fundação de Igrejas Domésticas e sofria acusações de estar "convertendo pessoas". Ele já havia sido vítima de um atentado em sua própria casa, em novembro de 2007.

De acordo com uma circular de notícias da Christian Solidarity Worldwide, mais de mil líderes de igrejas no Sri Lanka estiveram no funeral do pastor Neil. A polícia prendeu quatro pessoas suspeitas de envolvimento com o assassinato. Dois desses presos são membros do grupo Guardas de Casa, estabelecido pelo governo para ajudar a polícia e o Exército em questões de segurança e outros deveres.

FONTE: PORTAS ABERTAS
CONHECENDOAIGREJA.BLOGSPOT.COM

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog