NATAL: VERDADE OU MENTIRA?? (PARTE 2)

Qual a origem do Natal?

O Natal é realmente a celebração do nascimento de Jesus Cristo? Jesus nasceu em 25 de dezembro?

Os apóstolos que conheceram Jesus e foram pessoalmente instruídos por Ele, celebravam seu aniversário em 25 de dezembro? Se o Natal é a festa mais importante do cristianismo, porque tantas pessoas que não são cristãs a comemoram?

Por que é a época de trocar presentes com parentes e amigos? Tem este costume sua origem nos magos que presentearam Jesus?  As respostas podem nos surpreender.

A maioria das pessoas supõem muitas coisas a respeito do Natal. Coisas que realmente não são certas, não fiquemos nas suposições, busquemos os fatos.

O que dizem as enciclopédias

A festa do Natal teve sua origem na Igreja Católica Romana e desta se estendeu ao protestantismo e ao resto do mundo.

Em que se inspirou a Igreja Católica? Não foi nos ensinamentos do Novo Testamento. Não foi na Bíblia e nem nos apóstolos que foram instruídos pessoalmente por Jesus. O Natal se introduziu na Igreja durante o século IV proveniente do paganismo.

Sendo que a celebração no Natal foi introduzida no mundo pela Igreja Católica e não tem outra autoridade senão ela mesma, vejamos o que diz a respeito a Enciclopédia Católica (Edição de 1911):

“A festa no Natal não estava incluída entre as primeiras festividades da Igreja...  Os primeiros indícios dela são provenientes do Egito... Os costumes pagãos relacionados ao inicio do ano se concentram na festa do Natal”.

Na mesma enciclopédia encontramos que Orígenes, um dos chamados pais da Igreja, reconheceu a seguinte verdade: “...Não vemos nas escrituras alguém que haja celebrado uma festa ou um grande banquete no dia do seu natalício. Somente os pecadores (como Faraó e Herodes) celebram com grande regozijo o dia em que nasceram nesse mundo”.

A enciclopédia britânica (edição de 1946) diz: “O natal não constava entre as antigas festividades, não se celebrou nos primeiros séculos da Igreja cristã. O costume do cristianismo não era celebrara o nascimento de Jesus Cristo, mas sua morte. (A comunhão instituída por Jesus no Novo Testamento é uma comemoração da Sua morte”.

Em memória do nascimento de Cristo se instituiu uma festa no século IV. No século V, a Igreja Oriental deu ordem de que fosse celebrada para sempre. E no mesmo dia da antiga festividade romana em honra ao nascimento do deus sol, já que não se conhecia a data exata do nascimento de Cristo”.

Tomemos nota deste fato importante. Estas autoridades históricas demonstram que durante os três primeiros séculos da nossa era, os cristãos não celebraram o Natal. Esta festa foi introduzida na Igreja Romana no século IV e, somente no século V, estabelecida oficialmente como festa cristã.

FONTE: IAS - Igreja Assembléia dos Santos
conhecendoaigreja.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog