OS TEMPOS ESTÃO MUDANDO NA CHINA (PARTE 2)

Os diversos relatórios dos líderes de igrejas domésticas – a maioria vinda das províncias orientais, onde a presença das igrejas domésticas é maior – têm geralmente indicado que, quando as igrejas se mantêm dentro dos limites aceitáveis e toleráveis estabelecidos pelas autoridades locais, sem perturbar as condições sociais “pacíficas e harmoniosas”, elas são deixadas de lado para que sigam tranquilamente com suas atividades cristãs. Muitas igrejas domésticas têm aceitado alegremente permanecer dentro dessas regras, já que não precisam mais sofrer com as duras agressões físicas, detenções por longos períodos ou anos de prisão, como acontecia nas décadas anteriores.
Desde o início de 2011, porém, os novos relatórios têm sido alarmantes. Até mesmo as agências seculares estão documentando o assédio policial, ataques a cultos e destruição de igrejas, juntamente com a detenção e/ou prisão de alguns líderes de igrejas domésticas proeminentes. Em dezembro de 2010, uma agência de notícias do Texas expôs uma nova política de perseguição às igrejas domésticas chamada de “Operação Retrocesso”. Aparentemente não havia muitos relatos de incidentes diretamente relacionados a essa operação; pouco depois, a “Primavera Árabe” levantou-se no Oriente Médio e, com ela, surgiram os rumores de uma “Revolução Jasmine” em potencial na China. Na verdade, os rumores geraram justificativas para que as autoridades iniciassem a perseguição a advogados famosos e ativistas de direitos humanos, a fim de evitar um revolta na sociedade chinesa. Entre os perseguidos havia homens considerados “ativistas sociais”, que, na verdade, eram líderes de igrejas não registradas que estavam na “lista negra”, ou eram considerados “criadores de problemas”.
Então, o que é que tudo isso significa para a igreja na China, diante das mudanças ocorridas nos últimos 20 ou 30 anos país? E como as mudanças graduais que vêm ocorrendo afetam a igreja, criando um processo de transformação no cenário do ministério cristão?

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog