Embora o português seja a língua oficial do país, a maioria da população fala outros idiomas, como o Emakhuwa, com mais de 4,6 milhões de falantes.

Localizado na costa leste da África e com uma população em torno de 20 milhões de habitantes, Moçambique compartilha com o Brasil o passado como colônia de Portugal, que legou a ambos o uso da língua portuguesa. Outro ponto em comum entre os dois países é que uma significativa parte da população utiliza línguas tradicionais ou nativas. No entanto, em Moçambique esse fato é ainda mais relevante, já que a maioria da população não fala a língua oficial. “O Emakhuwa, com mais de 4,6 milhões de falantes, é o idioma mais usado em nosso país”, ressalta o secretário-geral da Sociedade Bíblica de Moçambique (SBM), Valente Tseco.

Em 2011, a entidade celebrou a conclusão e o lançamento do Novo Testamento no idioma majoritário e também em Xirhonga e Cicopi, que juntas possuem cerca de 1,1 milhão de falantes. “Louvamos a Deus pelo lançamento dessas publicações, instrumentos fundamentais para que possamos intensificar o trabalho de evangelização, que é nossa principal missão” acrescenta Tseco.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog