Fontes cristãs, tanto em Cartum quanto nas Montanhas Nuba, pediram à Portas Abertas Internacional que mobilize os cristão a orar contra o surto de violência que ameaça levar o Sudão e o Sudão do Sul a uma guerra de grandes proporções.

Em Cartum o parlamento do Sudão (norte) declarou uma mobilização geral no mês de abril para recrutar homens de seu exército e paramilitares em todo o país. A ordem foi dada um dia após o exército do Sudão do Sul dominar Heglig, uma área disputada no Sul do Estado Kordofan, contendo um capo petrolífero  que representa cerca da metade da produção de petróleo do Sudão.

Uma fonte em Cartum, capital sudanesa, disse à Portas Abertas: “AS coisas estão sem controle por aqui, e começamos a ouvir a palavra “guerra” em todos os lugares, além de outros problemas. Por favor, orem por nós, especialmente por nossos irmãos e irmãs nas zonas fronteiriças.” Outro cristão disse: “As ruas da capital estão agitadas, se preparando para uma guerra”.

A questão da cidadania tem sido uma questão controversa nas negociações pós-independência entre o Norte e o Sul do Sudão. Cartum rejeita qualquer proposta de dupla cidadania, insistindo que todos os 500.000 sulistas no norte do país devem tomar medidas para ajustar sua situação ou regressar ao sul.
Milhares de famílias sulistas não têm para onde ir por causa desta situação.

Fonte: Portas Abertas
conhecendoaigreja.blogspot.com
assembleiadossantos.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog