O SIGNIFICADO DAS VESTES - RESUMO


“Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Ele, porque chegou a hora das bodas do Cordeiro e sua noiva já está preparada. Para vestir-se, foi-lhe providenciado linho fino, puro e resplandecente. O linho fino representa [ou “resultam dos”] os atos de justiça dos santos.” (Ap. 19:8-9)

O texto acima diz como a noiva [a igreja] deve estar adornada [embelezada, atraente] para encontrar-se com o noivo JESUS. E para tal ocasião foi providenciado uma linda vestimenta. A vestimenta, por si só, serve para cobrir partes do corpo, principalmente as vergonhas. As vestes [roupas] podem ser de diversos modelos ou materiais. Se observarmos, o mesmo capítulo dezenove diz que a grande prostituta, que corrompia a terra, foi condenada. Logo, podemos dizer que há um contraste, pois existem vestes de noiva e de prostituta, atos de justiça e atos de injustiça. E todos aqueles que procederem com uma vida corrupta, sem os parâmetros da Palavra de Deus, serão condenados juntamente com a meretriz. Precisamos nos manter incontamináveis do mundo, com procedimento irrepreensível, incontaminado, puro (II Ts. 5:23). Assim cada um anda [obra] de acordo com as vestes que lhe foi providenciado [previsto, anunciado antecipadamente]. Desta maneira, o mundo promove grandes eventos Fashion week para enganar e seduzir a muitos a se ataviarem com suas obras (Gl. 5:19-21), principalmente os incautos, aqueles que não tem cautela, imprudente (II Pe. 2:18-19).

Apesar de nascermos em pecado (Sl. 51:5; Rm. 3:23), Deus nãos nos designou [não deseja] que experimentemos sua ira (I Ts. 5:9), fomos criados em união com o Messias Yeshua para a vida de boas ações já preparadas por Deus para serem realizadas por nós (Ef. 2:10). Essas boas ações está vinculada a uma vida relacionada com o Espírito Santo. Isto ocorre quando nos tornamos nova criatura. A “velha roupa”, não se usa mais. As coisas velhas já passaram e tudo se faz novo. Novas ações, novas obras, nova roupa! (II Co. 5:17; Ef. 2:1-5).

Logo, se de verdade estivermos vestidos, não seremos surpreendidos sem roupa e naquele grande dia seremos revestidos pela vida em Cristo, da imortalidade, para a Glória de Deus (II Co. 5:3). A obra de Cristo na cruz nos deu condição de uma nova “veste” para ministrar santidade e justiça, através do amor, a outros. Fomos feitos um reino de sacerdotes para serviço dos homens (Ap. 5:10). Para isso precisamos conhecer a quem adoramos. Assim, nos tornaremos mais semelhantes a Ele para realizar a sua obra nesta terra (Sl. 115:8; Jo. 4:34).

"Toda Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações.” (II Tm. 3:16)
          
        Para este ofício, no serviço que prestamos, precisamos estar vestidos, como já comentado. Contudo, voltemos ao Antigo Testamento para entender o porquê que Deus deu a orientação a Moisés das vestimentas sacerdotais.
             
        As vestes representam dignidade e honra (Êx. 28:2, 40-43). A veste sacerdotal continha inúmeros detalhes com uma representatividade espiritual. O peitoral, o colete sacerdotal, manto, a túnica bordada, o turbante e o cinturão (Êx. 28:4). Sem o uso dessa vestimenta, era impossível ministrar [ou servir] ao Senhor no ofício sacerdotal. Eles haviam sido consagrados para isso, banhados em água e ungidos para servir o povo (Lv. 8). Contudo, gostaria de destacar um detalhe desta vestimenta, a túnica branca de linho fino.

·      Branco: representa a pureza e santidade. Assim como nosso Deus é puro, pois nele não há mal algum (I Jo. 1:5). Os seres celestiais vestem-se de linho fino branco (Mt. 28:3; Ap. 19:4). Na transfiguração de Jesus (Mc. 9:3); Os que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro (Ap. 7:13).

·         Linho fino: representa o Senhor Jesus, como aquele que é “a nossa justiça” (Jr. 23:6; I Co. 1:30-31; II Co. 5:21 e Ap. 19:8-9).


      JESUS se identificou tanto com o pecado da humanidade, que mesmo sem pecar, Ele cumpriu a toda Lei de seu Pai, sofreu em seu corpo a consequência do pecado da humanidade. Ele suportou todo castigo que merecíamos (Is. 53:6). Desta maneira nos outorgou sua justiça (Rm. 5:1), e por meio dela, a plena reconciliação com Deus (II Co. 5:19). 

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog